Curiosidades e outros dados sobre o Akita Inu
Qual é a diferença entre o Akita Inu e o Akita americano?
Para muitas pessoas, essas duas raças parecem semelhantes. No entanto, a realidade é que não são. À primeira vista, é fácil distinguir uma da outra, porque suas características físicas e aparência diferem significativamente.
A principal diferença está na cor. Como já sabemos, o Akita japonês é caracterizado por sua pelagem avermelhada, branca ou rajada, enquanto o Akita americano pode ter diversas cores. De fato, o padrão desta raça não especifica uma cor ou padrão específico, aceitando-se a variedade. Em geral, o Akita americano é de cor branca sólida, com algumas manchas marrons ou avermelhadas pelo corpo, e uma ‘máscara’ negra que o torna muito distintivo.
Em relação ao tamanho e aos traços físicos, o primeiro ponto a ser destacado é que o Akita americano tende a ser consideravelmente maior que o Akita japonês. Em média, estamos falando de uma diferença de cerca de 10 centímetros e 15 quilos. Quanto à composição facial, o rosto e o crânio do Akita americano se assemelham aos de um urso, enquanto os do Akita japonês se assemelham aos de uma raposa. Por último, podemos acrescentar que o corpo do Akita americano é muito mais musculoso e robusto, enquanto o Akita japonês (embora também seja forte) tem um corpo um pouco mais definido.
Qual é a diferença entre o Akita Inu e o Shiba Inu?
O Akita e o Shiba são cães bastante diferentes, com genéticas distantes. Com um pouco de observação e sabendo no que prestar atenção, é possível distinguir facilmente entre eles.
Em relação ao tamanho, deve-se notar uma clara diferença. O Akita Inu é, em média, cerca de 20 centímetros e 20 quilos maior que o Shiba Inu.
Quanto à cor, o tom avermelhado na pelagem de ambos os tipos de cães é marcante, e, sendo uma característica que compartilham, geralmente não é um bom indicador para diferenciá-los. O ideal é observar as áreas claras do pelo do cão. No caso do Akita, é um branco puro, enquanto nos Shiba, o pelo tende a ser de cor creme ou um branco menos brilhante.
Por último, em relação às características distintivas, podemos mencionar que a cabeça do Akita Inu é redonda e maior em comparação com a cabeça do Shiba Inu. Além disso, o Shiba apresenta menos “stop” do que o Akita.
A lenda de Hachiko
Esta raça está fortemente ligada a Hachiko, um Akita Inu que viveu junto ao seu dono no Japão na década de 1930. Após a morte de seu proprietário, este Akita continuou indo durante anos, dia após dia, à estação de trem onde costumavam se encontrar para ir para casa. Os trabalhadores da estação, comovidos pela fidelidade mostrada pelo cão, começaram a alimentá-lo e cuidar dele durante o tempo que passava esperando.
Hachiko foi encontrado morto 10 anos depois no local da estação onde costumava esperar por seu dono, e por esse motivo decidiu-se esculpir uma estátua em sua memória e honra.
Filme "Sempre ao seu lado: Hachiko"
Baseado na famosa lenda de Hachiko, esta nova versão do filme japonês de 1987 nos ensina, de maneira muito emotiva, a amizade interminável entre o cão e o homem.
O filme foi lançado em 2009 e teve como protagonista o aclamado ator Richard Gere. Obteve muito sucesso na maioria dos países, fazendo com que muitos derramassem lágrimas com o seu desfecho.
Um dado interessante e curioso sobre este filme é que ele se tornou tão popular que os responsáveis pelo turismo na área onde foi filmado criaram um folheto para que os turistas pudessem reconhecer as locações.
Quando um Akita para de crescer?
Outra curiosidade sobre os Akitas Inu é que são considerados jovens após o primeiro ano, adultos após os 2 anos e idosos após os 7 anos, com uma expectativa de vida média entre 10 e 15 anos. Acredita-se que os machos estejam totalmente desenvolvidos aos 4 anos de idade, enquanto as fêmeas geralmente atingem esse estágio aos 2 anos.